Um longo caminho a ser percorrido
- Genival Dantas
- 19 de out. de 2024
- 2 min de leitura



Velhos vícios, trapos remendados 19/10/2024
No Brasil tudo se transforma tão rapidamente que é impossível fazer previsões além das próximas horas. Na política as expectativas em termos de diagnósticos são piores, tenho a impressão que muita coisa mudará após o encerramento das eleições que dar-se-á domingo (27/10) não obstante os poucos números que ainda serão contabilizados no segundo turno.
Nós nos adaptamos com muita facilidade, de uma polarização que vem se arrastando nessa nova República, a participação de alguém fora do contexto, no caso do Pablo Marçal (PRTB/SP) que mesmo sem tempo de TV, ou até mesmo coligações, quase fez um verdadeiro estrago entre os Bolsonaristas e o Lulo petismo, infelizmente sua empáfia foi maior que sua capacidade de raciocínio.
Depois dessa quase guerra política, travada em várias frontes dentro do Estado brasileiro não fica muito difícil imaginar, sem diagnosticar, a oposição terá um longo caminho pela frente até chegar ao posto de posição, considerando que os dois blocos políticos que hoje contam com a preferência do eleitorado, ainda se fará presente na política por algum tempo.
É bom observar, que muitos políticos são adversário, não inimigos, amanhã poderão trabalhar em conjunto, em uma mesma sigla partidária, pois não há partidos ideológicos, exceto PT e PSOL, que fazem parte do mesmo embrião, muitos que se opõem certamente vão defender suas causas, mais pessoais que políticas, vai depender, por demais, dos ventos mais favoráveis, ou não.
Quanto ao futuro desses políticos que hoje operam cada qual em seu partido, acredito muito da força da juventude que continuará lutando pela renovação e o futuro do Brasil, independente de ideologia, Guilherme Boulos, Tabata do Amaral, Hugo Motta, Nikolas Ferreira, Marcel Van Haten, e o próprio Pablo Marçal, têm potenciais para figurarem em lista de presidenciáveis. O Brasil precisa se renovar.
Genival Torres Dantas
Poeta, escritor e Jornalista

Comments