Pilantragem um termo usual nos anos 1960 que hoje teria muita aplicação
- Genival Dantas
- 9 de abr.
- 2 min de leitura



O pior da ideologia é sua prática - 09/04/2025
Quem é dos anos 1950 e 1960 sabe perfeitamente que fomos premiados com a mudança comportamental da juventude que queria liberdade de expressão e ação, surge na Europa os grandes festivais musicais, formação de grupos e bandas, além da disseminação do uso das drogas pesadas e a transformação da sociedade com, praticamente, a desagregação da família como a base familiar.
No Brasil a situação não podia ser diferente, a mudança também foi radical, com formação de movimentos musicai, surgindo a Bossa Nova, em primeiro plano, sequenciada pela Jovem Guarda, a Tropicália, não esquecendo o aparecimento de movimentos culturais como Teatro e Literatura, ganhando força nas rádios e a nova TVs, nesses novos espaços, jovens talentos tiveram seu lugar ao sol.
Teve um movimento centrado em três pessoas que foram os patrocinadores dele, a “PILANTRAGEM”. O trio inovador era o Carlos Imperial, Nonato Buzar e Wilson Simonal, era um trio verdadeiramente musical e que gravou o nome no estrelato brasileiro, por razões múltiplas, sem, entretanto, deixar de considera que o Imperial teve seu nome questionado em algumas composições e o Simonal injustiçado no meio musical.
Muito embora seja um termo forte, “Pilantra”, era uma forma de diferenciar uma pessoa ou grupo, muito embora na prática o que efetivamente se queria era viver aquele momento de juventude diferindo da maioria mais elitizada, diria até uma camada da sociedade da juventude mais centralizada na periferia das grandes cidades, onde tivesse foco de movimentos culturais.
Se trouxéssemos essa realidade para os nossos dias, poderíamos compará-la ao acintoso momento político, descabido e inexorável, quando a espúria e repugnante casta que devora o erário público em combinação, vertical e horizontalmente, entrelaçados nos Três Poderes, não nos permite nem mesmo pensar em uma transição política que não seja a queda dessa bastilha erigida aos Democratas.
Genival Dantas
Poeta, Escritor e Jornalista

Comments