Os conflitos regionais estão preocupando a paz mundial
- Genival Dantas
- 9 de dez. de 2024
- 2 min de leitura



Velhos vícios, trapos remendados 09/12//2024
No começo tudo se resumia em duas situações pontuais, os conflitos ente Rússia e Ucrânia e Israel contra Hamas e Hezbollah, Israel lutava contra movimentos compostos por terroristas, mas que transmitia uma sensação de discórdia parecido como entre Nações, agora temos verdadeiramente conflitos entre Nações, supostamente, Coréia do Sul contra Coréia do Norte e Síria contra quem se dispuser.
A narrativa é diferente do que se imagina, na realidade a Coréia tem um conflite interno até por conta de corrupção no atual governo e a situação se complica a cada dia, enquanto que a Síria tem seu mandatário corrido do seu País, se alojando em território russo, à procura de amparo, pois nas duas situações Irã e Rússia sempre deram apoio técnico, militar e logístico às duas Nações.
Como existia uma certa preocupação com os conflitos anteriores, agora passando de dois para quatro conflitos regionais, porém tomando forma de internacionais, no caso dobrando os riscos, pois há o envolvimento de Países com poder nuclear e seus influenciadores nas mesmas condições, elevando-se o nível de tensão, não esquecendo que há situações de divisas físicas, além do terrível Oriente Médio.
Tudo que queríamos era uma situação apaziguada, sem tensões, com o comercio internacional totalmente restabelecido, depois do Coronavírus, sem essa política agressiva que virá no próximo ano, com o embate esperado entre China e os EUA, primordialmente, cada qual buscando firmar sua posição de liderança mundial, além de tentarem impor seu potencial militar sobre os demais Países de menor influência.
Com todo respeito que devemos ter pelos russos, não obstante seu passado vitorioso enquanto União Soviética, seu presente é menos representativo, eles procuram se firmar na influência comercial, pois precisam de comodities, tanto minerais, como alimentares, para manter sua oponência industrial e continuar competindo com China e EUA. Muitas novidades estão por vir para o próximo ano.
Genival Dantas
Poeta, Escritor e Jornalista

Comments