O Brasileiro tem o perfil do incipiente e insipiente
- Genival Dantas
- 21 de fev.
- 2 min de leitura



A Democracia só não é melhor pela participação do homem – 21/02/2025
Muito embora sejamos uma raça jocosa, alegre, positivista, e acima de tudo otimista, carregamos a dualidade do incipiente e insipiente ao mesmo tempo. Incipiente para nossa criatividade e pioneirismo dentro do nosso espaço; insipiente, pela nossa imprudência e insensatez quando somos chamados a cumprir determinadas tarefas, em total desequilíbrio com o nosso tirocínio.
Nesse momento de reflexão lembro da mente privilegiada do nosso escritor Millôr Fernandes, que disse, “o brasileiro tem um enorme passado pela frente”; essa frase foi de uma felicidade só encontrada em outras citações do mesmo autor, pois suas palavras eram sempre presentes e futuras, baseadas em um contexto pretérito, textos do Millôr você não os lia, simplesmente estudava concentrado.
Ante aos argumentos prevejo que nosso presente vive em décadas passadas, enquanto outras Nações cresceram desenvolvendo o lado humano, sua parte social, com o intelecto voltado para a interação planetária. Inchamos como Nação, não evoluímos com projetos voltados para o desenvolvimento da nossa gente, nos esquecemos de produzir possibilidades como melhorias da nossa Terra.
Observando bem o nosso momento há pessoas travestidas de inteligentes, líderes, até mesmo autoridades, se fizermos uma seleção bem feita não servem nem mesmo para “concierge” de hotéis menores, ou mesmo de hospitais de periferias sem as referências exigidas para o bom atendimento, orientação e aconselhamento, tarefas tão básicas e elementares para o desempenho e o crescimento humano.
O presidente, Lula da Silva, ensaia fazer mudanças nos seus ministérios, a impressão que temos é que os prováveis substitutos não fazem parte de um colegiado de reformuladores nem mesmo de ideias assertivas, não vai adiantar fazer injunções junto aos seus partidos da base que parecem mais um deserto de inovações, nesse caso não há como melhorar sua popularidade se esse era seu
intento.
Genival Dantas
Poeta, Escritor e Jornalista

コメント