Velhos vícios, trapos remendados 13/10/2024
Estamos convivendo com uma situação tão anômala, que tudo que é dito ou escrito hoje poderá ser modificado amanhã por conta e risco da insegurança jurídica, política e econômica. Por essa instabilidade que o País atravessa a situação interna chega a ser vexatória, quanto ao plano internacional sempre fomos reconhecidos como uma republiqueta, acentua-se mais essa designação com o retorno da Esquerda ao Poder Central.
O caso do cantor Gustavo Lima, a situação venha a ser emblemática, ao mesmo tempo, como muitos casos que vem ocorrendo não é passivo de ser sucedâneo, objetivamente, não é um comutativo, trata-se de situações que mexem com a moral do sujeito. Não conheço a vida pregressa do referendado, nem tenho procuração para defende-lo, entretanto, trata-se de sortilégio, ou até mesmo falta de investigações profundas e pontuais.
Nesse caso, o cantor foi indicado em uma série de crimes, chegando ao ponto de ser decretada sua prisão preventiva e revogada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, com as investigações ainda em curso. O mérito do habeas corpus ainda será julgado, sendo que a revogação da ordem de prisão de Gustavo Lima foi provisória, de qualquer forma o estrago na vida do artista já aconteceu.
O caso do Gustavo Lima é sequenciado pelos problemas das Bets, que tem levado desgastes a muita gente, em todo território nacional, mormente aos casos que têm envolvimento de beneficiários do Bolsa Família e o governo tenta represar seu uso para uso em jogos pensando não somente no vício em si, como no efeito que isso poderá acarretar em prejuízo até mesmo na alimentação dos mais pobres.
O que nos leva a pensar é exatamente os motivos pelos quais a justiça junto com a área econômica ter anunciado a suspensão de mais de 20 mil Bets, por estarem em desconformidade com as normais internas, sendo classificada apenas as que efetivamente a taxa de adesão correspondente a R$ 30 milhões. O que se pergunta é se a repreensão foi feita dos problemas sociais, ou apenas por caráter de recolhimentos, se a segunda hipótese for real é um verdadeiro absurdo.
Genival Dantas
Poeta, Escritor e Jornalista
Comments