top of page
Buscar
Foto do escritorGenival Dantas

Apesar dos desatinos prevaleceu a Democracia







Velhos vícios, trapos remendados           27/10/2024

 

 

Finalmente, chegamos ao cabo de mais uma batalha eleitoral quando tudo foi feito e dito para se conseguir o voto dos indecisos e dos mais volúveis na hora de escolher o seu candidato preferido, em demonstração clara que a Direita e o Centro político tiveram a preferência da maioria, com apontamento de nomes para as eleições de 2026, ficando na geladeira, Jair Bolsonaro (PL) e Lula da Silva (PT).

 

 

Dos 24 prefeitos que disputaram o segundo turno, 20 se reelegeram, a maioria beneficiados pelas emendas parlamentares, uma nova forma de fazer política; dos partidos que participaram da eleição vamos enumerar os que conseguiram maior número de prefeituras conquistadas, alguns casos elucidam muito bem como foi a corrida em busca de votos com a interveniência da mídia digital.

 

 

Do 10º ao 1º, faremos o registro dos 10 melhores colocados: PDT (150) PT (252) PSDB (272) PSB (308) REPUBLICANO (433) PL (516) UNIÃO (583) PP (747) MDB (854) PSD (887). Muito embora alguns partidos ganharam menos cidades, porém em número de eleitores, tiveram uma classificação melhor, caso do PL, mesmo ficando em 5° em número de prefeituras, ficou em 3° em números de eleitores.

 

 

Ficou muito evidente nessa campanha, o apadrinhamento dos governadores com destaque para Tarciso de Freitas (SP) Ratinho Junior (PR) e o Ronaldo Caiado (GO). No Nordeste muitos afilhados políticos de Bolsonaro esconderam essa condição em suas propagandas, temendo sua rejeição, enquanto isso, em São Paulo foi o próprio Bolsonaro que ficou em cima do muro no primeiro turno.

 

 

Outro caso estranho foi em Curitiba, mesmo o Bolsonaro tenho indicado o vice na chapa do vencedor, Eduardo Pimentel, na última hora deu seu apoio à candidata derrotada, Cristina Graeml, esse tipo de situação demonstra o grau de instabilidade política de alguns apoiadores, que se queimam com facilidade junto ao eleitorado, desde que os motivos pelos quais debandou, justifiquem sua atitude intempestiva.

 

 

 

Genival Dantas

Poeta, Escritor e Jornalista




3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page